segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Santiago Ascenço supera o calor e vence Long Distance Rodoanel

Neste domingo (07/02) aconteceu em São Paulo o Triathlon Long Distance Rodoanel, competição disputada no trecho sul da rodovia paulista, com distâncias de 1,9 quilômetro de natação, 90 de ciclismo e 21 de corrida. Sob um calor de quase 40ºC, o goiano Santiago Ascenço venceu entre os homens, enquanto Ariane Monticeli foi a melhor entre as mulheres.

São Paulo - O trecho sul do Rodoanel ainda está em obras e deve ser inaugurado em março próximo, então antes que os carros “invadam” a área, a Cia de Eventos resolveu promover uma etapa do Triathlon Long Distance no local. A disputa aconteceu no Complexo Billings, braço do Rio Grande, local em que, segundo as medições da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), apresentava boas condições de balneabilidade.

A largada aconteceu às 9h e já no trecho de natação Santiago mostrava sua força e favoritismo, condição que se manteve nas áreas de transição, na perna de ciclismo e também na corrida. Nesta última, ele percorreu as três voltas na liderança e não foi ameaçado pelos concorrentes em nenhum momento.

O calor foi um adversário a mais, já que o percurso não possui áreas de sombra e o calor do asfalto novo irradiava no chão, aumentando a sensação térmica. Mesmo assim, o goiano não se entregou e completou a disputa com o tempo de 4h11min54. “Acho que essa foi um das provas mais difíceis que eu já fiz no país”, relata o triathleta, que semana passada venceu o Duathlo disputado no mesmo lugar.

“Tinha muito vento no percurso e o calor estava demais. Foi um desafio incrível”, enfatiza Santiago, que está acostumado com o calor de Goiás. “Estava quente igual, mas a diferença é que eu não treino no sol do meio dia. Eu senti uma lesão durante a semana, então vou dar um tempo para retomar a preparação para o Ironman Brasil, minha meta para este ano”.

O argentino radicado em Niterói, Ezequiel Morales, foi o segundo colocado ao marcar 4h15min e comenta que sua prova foi um pouco esquisita. “Eu não tinha planejado competir aqui. Eu estava na Argentina e não tinha uma prova específica para disputar, então decidi vir. O problema é que estamos no começo de temporada e demora até pegar o ritmo”. Os próximos desafios do ‘hermano’ serão duas provas de Meio Ironman válidas para o Campeonato Argentino da modalidade. “Já fui vice em duas oportunidades e quero buscar o título”.

A terceira colocação ficou com Raul Furtado ao marcar 4h19min. “Foi um percurso muito duro, tanto na corrida, quanto na bike, mas acho que a organização está de parabéns por esta grande prova”, relata o triathleta de 30 anos que disputará o Campeonato Brasileiro de Longa Distância este ano. “Vou correr essas provas, mas o foco principal será o Ironman Brasil em maio”, finaliza.

Fonte: Webrun

Nenhum comentário:

Postar um comentário